Clube rotário planta 50 mudas de árvores
Dentro do programa desenvolvido pelos rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, na região centro oeste do interior do Estado de São Paulo, beneficiou desta vez o Distrito de Padre Nóbrega ser atendido, mais uma vez, com o plantio constante desenvolvido pelo clube rotário mariliense desde 2008. “Esse trabalho é realizado de forma frequente em locais que necessitam de reflorestamento”, disse a coordenadora do programa rotário local, a cirurgiã dentista, Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares, que desenvolve esse trabalho há várias gestões. “Começamos e nunca mais paramos”, disse a dirigente.
Denominado de “Aniversário da Vida”, o programa desenvolvido pelo Rotary Club de Marília-Pioneiro originou-se como sendo um presente de cada associado a um rotariano do clube que aniversaria naquele mês. “Começamos o plantio mensalmente, hoje fazemos por trimestre”, apontou a dirigente que é responsável em articular as mudas necessárias junto a Secretaria Municipal da Agricultura de Marília, que cede gratuitamente a quantidade necessária para o desenvolvimento do programa, sempre que solicitado. “A Prefeitura é a nossa principal parceira neste programa, afinal ela nos ajuda com as mudas e muitas vezes com as áreas onde plantamos”, comentou Sandra Aparecida de Souza Craveiro, que contou com a participação dos jovens beneficiados pelo Programa Rotaract, que constantemente participam da ação.
Pela segunda vez o Distrito de Padre Nóbrega é beneficiado com o plantio de 10 mudas de paineiras, 10 mudas de jambolão, 20 mudas de pitangueiras e 10 mudas de ipês. “Trata-se de uma área de reserva que necessita destas espécies de plantas”, justificou a cirurgiã dentista rotária que antes de solicitar as mudas, faz um estudo com engenheiros agrônomos no sentido de identificar as mudas corretas para o local, dentro do que é possível para a área planejada. “Não é só plantar”, ressaltou a rotariana. “É preciso plantar e preservar”, completou ao articular com pessoal da redondeza para que preserve as mudas até o estado adulto de cada uma delas. “No começa é complicado, pois, corremos o risco de algumas mudas não se adaptarem e ser preciso repor aquelas que não corresponderam”, explicou.
A equipe rotária do Programa Aniversário da Vida, do Rotary Club de Marília-Pioneiro, já acostumada vai munida de pás, baldes, luvas, barbantes, cavadeiras e chamam convidados para participar e ajudar. “É um momento de grande satisfação, afinal, além de ser uma atividade prazerosa é uma excelente oportunidade de companheirismo e satisfação plena”, definiu a coordenadora que tem a indicação de outras áreas para receberem o programa, bem como tem recebido sugestões. “Qualquer área que necessite ser arborizada está valendo”, comentou Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares que não faz ideia de quantas mudas foram plantadas desde o início do programa há 9 anos atrás. “Certamente mais de mil”, garante a rotariana.
#
Eficaz Comunicação Empresarial Ltda – ME






