Club de
Assis do Vale

HISTÓRIA DO ROTARY CLUB DE ASSIS DO VALE

HISTÓRIA DO ROTARY CLUBE ASSIS DO VALE

 A expansão do número de Rotary`s Clubes, bem como do número de associados, sempre foi uma preocupação de Rotary Internacional e de seus dirigentes. Invariavelmente, todos os anos se renovam as metas nesse sentido, tanto para os Governadores como para Presidentes de Clubes.

Vislumbrando que a cidade de Assis poderia ser aquinhoada com mais um clube de serviço, o Rotary Club Assis-Norte propôs a se empenhar em buscar nos profissionais assisenses quem poderia constituir um novo clube de serviço.

Assim, no ano rotário de 1991, contado com o imprescindível apoio do Governador de Rotary Internacional do Distrito 4.510, Wadih Olivetti, os primeiros passos foram dados. Através do incansável trabalho de seu Representante especial, o Companheiro Pedro Gilberto da Mota e sob o apadrinhamento do Rotary Club Assis-Norte, cujo presidente era o Cp. Jaime Bergonso, fundou-se o Rotary Clube de Assis do Vale.

A primeira reunião de nosso clube ocorreu no dia 27 de setembro de 1.991, na então Secretaria do Rotary Club Assis-Norte, localizado na rua Fadlo Jabur, numa das salas do antigo prédio da ACIA - Associação Comercial e Industrial de Assis. É nesta data que comemoramos o aniversário de nosso clube, sendo que o ingresso oficial em Rotary Internacional se deu no dia 20 de dezembro do mesmo ano.

Estavam presentes nesta primeira reunião o Presidente do RC Assis-Norte Jaime Bergonso – que mais tarde passou a integrar o nosso Clube, Pedro Gilberto Mota (Representante Especial do Governador de RI), Pedro Barreto Silva (RC Assis-Norte) e os seis primeiros integrantes do Clube: Osvaldo Pestana (Juiz de Direito), Cláudio Bandini (proprietário de Auto elétrica), José Carlos Belinotti (Chefe de Cartório Judicial), Lincoln de Oliveira Lima (Oficial de Polícia Militar), Carlos Eliziário (Engenheiro Elétrico) e Eduardo Volpini (proprietário de Empresa de Transportes Coletivos).

Posteriormente, nas outras reuniões juntaram-se outros àquela legião de idealistas, formando um grupo inicial de vinte e cinco membros fundadores do Rotary Club Assis do Vale.

O nome do Clube – “Assis do Vale” – foi uma sugestão apresentada pelo companheiro Cláudio Bandini, em alusão ao fato de a cidade de Assis estar localizada no Vale do Paranapanema, o que foi prontamente aceita por todos.

Foi assim que, a passos seguros e fortes surgiram projetos e sonhos, companheirismo e trabalho, amizade e dedicação. Eram pessoas que, com o pouco tempo que dispunham, sempre mais tempo encontravam para ofertar ao clube e à comunidade. Tanto foi assim que, nesta sintonia e com muita garra, esse sonho de Rotary se tornou realidade e no ano de 2016 se comemorou o seu Jubileu de Prata.

Para que o sonho se tornasse realidade, necessário foi um alto grau de iniciativa e desprendimento, do pulso forte e sereno dos presidentes e dos companheiros, com especial destaque ao companheiro Cláudio Bandini que, apesar de ser um dos poucos que tinha alguma experiência em Rotary, não hesitou em ser o primeiro Presidente do Clube, quando o indicado para tal cargo desistira, bem como continuando na função no ano rotário seguinte.

Desde sua fundação, o RC Assis do Vale pode contar com o imprescindível apoio das esposas dos Companheiros, através da Casa da Amizade. Esta instituição civil, considerada de utilidade pública e sem fins lucrativos, é constituída por senhoras de rotarianos que promovem eventos sociais e filantrópicos, bem como colaboram voluntariamente com os eventos empreendidos por seu respectivo Rotary Club. Como associação autônoma, independente de Rotary, possui regimento, estatuto e emblema próprios, distintos do Rotary Club. É considerada como um grande e importante parceiro para as realizações e o sucesso de um Clube.

A primeira presidente da Casa da Amizade foi a esposa de Cláudio, a Sra. Olga Bandini.

O grupo inicial de Companheiros Fundadores do Rotary Club Assis do Vale foi assim constituído:

 

  1. Carlos Alberto Eliziário
  2. Carlos Augusto Beneli
  3. Carlos Roberto Braga
  4. Cláudio Bandini
  5. Eduardo Camargo Neto
  6. Eduardo Luiz Volpini
  7. Gerson José Beneli
  8. Hemerson Carlos Costa
  9. Hermano Rossi Filho
  10. Ivo Silva
  11. Jessé Pereira De Carvalho
  12. João Batista Manoel
  13. João Vicente Guariba
  14. José Carlos Belinotti
  15. José Domingos Filho
  16. José Francisco César
  17. José Guilherme Martvi
  18. José Maurício De Almeida
  19. José Roberto Martins
  20. Lincoln De Oliveira Lima
  21. Marco Antônio Terezan Toledo
  22. Moisés Carlos Tozze
  23. Paulo Carli
  24. Rafaelli De Filippo
  25. Wilson Carlos Bedinoti

 Dos vinte e cinco sócios fundadores temos entre nós participando ativamente das atividades do Clube os seguintes companheiros: Carlos Augusto Benelli, Cláudio Bandini e Lincoln de Oliveira Lima.

A Galeria de Presidentes de nosso clube ao longo de sua existência está assim composta:

 

1991 – 1992 - Cláudio Bandini

1992-1993 - Cláudio Bandini

1993 – 1994 - Gerson Jose Benelli

1994 – 1995 - Celso Silveira Campos

1995 – 1996 - Haroldo Deliverador Junior

1996 – 1997 - Moises Carlos Tozze

1997 – 1998 - Jose Carlos Belinotte

1998 – 1999 - Lincoln De Oliveira Lima

1999 -2000 - Carlos Augusto Benelli

2000 – 2001 - Carlos Henrique Rinard

2001 – 2002 – Nestor Silveira Do Amarilho

2002 – 2003 - Rudney Martins Da Silveira

2003 – 2004 - Manuel Segarra Cifré

2004 - 2005 - Willians Rapchan Benito

2005 – 2006 - Antonio Galvão

2006 – 2007 - Luis Alberto Fiaschi Junior

2007 – 2008 - Darci Jose Medeiros Junior

2008 – 2009 - Rui Vicente Bermejo

2009 – 2010 - Valdir Luis Almeida

2010 – 2011 – Sidnei Folini Monteiro

2011 – 2012 – Marcelo Akihiro Seike

2012 – 2013 - Alexandre Manoel Regazini

2013 – 2014 - Willian Roberto De Lima
2014 – 2015 - Osmar Vilas Boas

2015 – 2016 - Josimar Alvaro Dos Santos

2016 – 2017 - Nestor Silveira Do Amarilho

2017 – 2018 – Lincoln de Oliveira Lima

Obs. Texto elaborado pelo Cp. LINCOLN DE OLIVEIRA LIMA 27/04/2018)

 

Marcos Rotários



PAUL PERCY HARRIS,O FUNDADOR DO ROTARY INTERNATIONAL

Paul Percy Harris nasceu em 19 de abril de 1868 em Racine, Wisconsin, nos Estados Unidos, ao norte de Chicago. Foi o segundo dos 6 filhos de George N. Harris e Cornelia Bryan Harris. Por problemas financeiros, aos dois anos foi morar, juntamente com seu irmão Cecil, então com 5 anos, com seus avós paternos Howard e Pamela Harris, na cidade de Wallingford, no Estado de Vermont, nos Estados Unidos.

Foi aí que praticamente começou o direcionamento da vida de Paul Harris, como ele mesmo recorda em suas memórias "Meu Caminho para Rotary": “ Eu tive o privilégio de viver em um lar estável, onde não faltava nada e nada era excessivo; onde os ideais eram os mais elevados e a educação era o objetivo supremo.” Esta visão em direção à educação o levou às Universidades de Iowa, onde se formou advogado e obteve o título de doutor honorário na Universidade de Vermont.

Ao receber o seu diploma, Paul decidiu que passaria cinco anos conhecendo o mundo antes de se dedicar à sua nova profissão de advogado. Foi neste tempo que trabalhou como repórter de jornal, professor de economia, ator de teatro e cowboy. Fez também inúmeras viagens pelos Estados Unidos e Europa como representante de uma companhia de mármores e granitos.

Finalmente, em 1896 decidiu advogar em Chicago. O ambiente da cidade era difícil, com muita imoralidade, Incêndios fraudulentos, e falências, melhorando em 1900 com o fechamento das casas de jogos e tavernas, com a Promulgação da Lei Federal de Falências e a segregação da prostituição. Foi advogado durante 32 anos, membro do Colégio de Advogados do Estado de Illinois, do Colégio Americano de Advogados e Presidente da Comissão de Ética Profissional do Colégio de Advogados de Chicago. Em um dia no outono de 1900, Paul P. Harris se encontrou com o advogado Bob Frank para jantar em um luxuoso bairro no norte de Chicago. Eles saíram para uma caminhada parando em algumas lojas no caminho. Harris ficou impressionado com a maneira como Frank tinha feito amizades com muitos dos vendedores.

Desde que se mudara para Chicago para abrir seu escritório de advocacia, Harris não havia encontrado a mesma Camaradagem que Frank tinha com seus colegas empresários, e naquele momento começou a pensar em como encontrar esse tipo de companheirismo que o lembrava da cidade em que ele havia crescido na Nova Inglaterra. Em 23 de fevereiro de 1905 Paul Harris, juntamente com outros três homens de negócios: Silvester Schiele, comerciante de carvão, Gustavus Loehr, engenheiro de minas e Hiram Shorey, alfaiate, reuniram-se no Edifício Unity, na N orth Deaborn Street, 127, 7º andar formando o primeiro clube. O primeiro Presidente foi Silvester Schiele. O clube recebeu o nome de “Rotary” devido ao fato de que seus sócios se reuniam em rodízio nos respectivos locais de trabalho, em um sistema de rodízio. Seu quadro associativo cresceu rapidamente. Em 1907 surgiu o primeiro projeto comunitário: a instalação do primeiro sanitário público da cidade de Chicago, localizado perto da Prefeitura.

Em 1910 foi realizada a primeira Convenção, congregando se os clubes na Associação Nacional de Rotary Clubs. Paul Harris foi eleito Presidente da Associação. Nessa Convenção, por proposição de Arthur Frederik Scheldon, professor de marketing, foi adotado o lema: “mais se beneficia quem melhor serve seus companheiros”. Paul conheceu a sua futura esposa Jean Thompson em 1910 durante um passeio organizado pelo Prairie Club of Chicago, um grupo de amadores de atividades ao ar livre que ele ajudou a formar. Paul e Jean casaram-se em julho Daquele mesmo ano e dois anos mais tarde Paul construiu uma casa com vista para o campo onde eles se encontra ram pela primeira vez. A casa recebeu o nome de Comely Bank, o mesmo nome da rua onde Jean morou em sua infância, em Edimburgo, na Escócia. Paul e Jean não tiveram filhos.

Na 2ª Convenção, em Portland, Oregon, no ano de 1911, Paulo foi reeleito, dedicando-se ao desenvolvimento e expansão. Aprovou-se a proposta de Benjamin Franklin Collins, adotando-se o lema: “Servir, porém não a si próprio. Somente 40 anos depois, na Convenção de 1950, em Detroit, Michigan, EUA, foram oficialmente designados os lemas: “Mais se beneficia quem melhor serve” e “Dar de si antes de pensar em si”. O primeiro Rotary Club fora dos Estados Unidos foi fundado em 1911 em Winnipeg, Manitoba, Canadá. Nesse ano Nasceu a “The National Rotarian” publicação precursora da revista "The Rotarian".

Na Convenção de Duluth, Minnesota, em 1912, o nome foi mudado para Associação Internacional de Rotary Clubes, e encurtado em1922 para Rotary International.

Os Harris viajaram pelo mundo promovendo Rotary, sempre reconhecido como personalidade mundial, destacada, tendo recebido inúmeras condecorações. No Brasil, em 1942, recebeu do Presidente Getúlio Vargas, a “Ordem do Cruzeiro do Sul.

Paul faleceu em Comely Bank em 27 de janeiro de 1947 com 79 anos e foi enterrado no cemitério Mount Hope, nos arredores de Blue Island, perto da sepultura de seu velho amigo Silvester Schiele. Após a morte de Paul, Jean retornou à Escócia, sua terra natal, onde faleceu em 1963, com 82 anos. Em "Meu Caminho para Rotary", Paul atribui os valores nele incutidos por seus avós e vizinhos, a base que o levou à concepção de Rotary:

O Rotary nasceu do espírito de tolerância, boa fé e serviço, qualidades Características de meus familiares e companheiros de infância na Nova Inglaterra. Tenho tentado transmitir minha fé nesses valores a outros Seres humanos, com a mesma intensidade com que ela brilha dentro de mim”.


Projetos do Clube

Reuniões Quartas-Feiras | 20:00
Rua João Pessoa, 50-B - Centro ,50 Cep: 19806-000